segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Laboratório de Teste dos disjuntores da ABB de Baixa Tensão

Novamente agradecemos a todos os emails recebidos com elogios ao nosso blog, a equipe de Service de Baixa Tensão fica extremamente feliz com os elogios.
Fizemos uma palestra recentemente em uma escola técnica, onde os alunos nos perguntaram como eram feitos os testes nos disjuntores de baixa tensão e a como era a linha de produção dos disjuntores. Conversando com o pessoal da fábrica da ABB na Itália os mesmos mandaram dois filmes muito interessantes que mostram o laboratório de teste dos disjuntores de baixa tensão e a linha de produção (disjuntores caixa moldada).
Observem que a linha de produção dos disjuntores em sua grande parte é automatizada sem nenhum contato humano na produção das principais peças dos disjuntores e o laboratório possui uma capacidade de estes bem elevada, atendendo o requisito dos maiores laboratórios do mundo e das normas internacionas.


- Laboratório de Teste (o video esta em inglês, estamos trabalhando para traduzi-lo)

video

- Linha de Produção

video

Espero que os videos tenham mostrado como funciona o laboratório de testes e a linha de produção dos disjuntores da ABB.

Até a próxima postagem

Marcel Serafim

Service de Baixa Tensão

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Treinamento e simulação dos relés dos disjuntores Emax e X1 da ABB

A ABB lançou no mês de agosto na internet o simulador e treinamento dos relés dos disjuntores ABB.
Este simulador interativo na internet, ajudará aos usuários a compreender as funções dos relés além de simularem as situações que podem encontrar no dia a dia. Por exemplo:
Os clientes poderão simular falhas, analisar as mensagens de erros, além de fazer configurações reais do sistema para verificar o comportamento do sistema de proteção dos relés dos disjuntores da ABB de Baixa Tensão.
Para usar o sistema siga os passos:

2- Selecione o idioma

3- Selecione o modelo do disjuntor

4- Selecione o modelo do relé

Até a próxima postagem

Marcel Serafim

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Retrofit de disjuntores - O que é retrofit?

Inicialmente obrigado a todos os recados que recebo diariamente com os elogios ao nosso blog.
Estamos recebendo um número grande de solicitações de cliente que querem entender um pouco mais sobre retrofit. O que é retrofit?

Antes de mais nada o termo retrofit não tem uma tradução literal ou como chamamos ao pé da letra, mas podemos entender o termo retrofit como mudar, alterar, substituir e melhorar.
Com o avanço tecnológico dos sistemas de proteções e com a crescente preocupação das empresas com a segurança das instalações elétricas e de seus colaboradores se faz necessário "retrofitar"(substituir) os atuais dispositivos de proteção dos painéis - disjuntores

O processo de retrofit compreende etapas que são de extrema importância para o cliente como:
  1. Melhorar a confiabilidade e a segurança do sistema de proteção

  2. Adaptar o local do disjuntor (painel) para a norma de segurança existente - NR10

  3. Entregar para o cliente a documentação atualizada detalhada (mecânica e elétrica) do painel
  4. Instalar o novo equipamento de proteção fazendo as adaptações eletromecânicas necessárias
  5. Auxiliar o cliente a montar o plano de manutenção preventiva sobre os equipamentos novos a serem instalados (Ciclo de vida dos equipamentos)

Fazer o retrofit é muito mais que simplesmente tirar um equipamento de proteção antigo e incluir outro mais atual e sim desenvolver uma solução técnica que atenda as normativas de segurança, aumento da confibilidade do sistema de proteção, atualização de desenhos técnicos para a manutenção, adaptações técnicas confiáveis com um custo justo ao cliente.

Abaixo segue uma parte de um projeto que a ABB desenvolveu de retrofit, observe o nível de detalhamento dos desenhos que o cliente recebe.






O que acharam? Totalmente diferente do que vocês estão acostumados a receber? Ligue para a ABB, nós podemos ajudar.

Até a próxima postagem

Marcel Serafim


Service de Baixa Tensão